Home Contactos Textos Opiniões 
 


 

Menu Anterior
Graduações
Categorias
Títulos

 

 

   



KYUBUDOÒ

1. Graduações

  9º Kyu  

Um dos objectivos fundamentais no ensino do Kyubudo consiste em levar o praticante a desenvolver modelos mentais das técnicas, para os utilizar enquanto padrão do seu desenvolvimento na arte.

Pretende-se que o praticante deixe de se comparar unicamente com os outros e se guie, na sua auto-análise, pela referência interior. Nesta perspectiva, os exames de graduação constituem um momento de auto-competição que oferecem oportunidades privilegiadas para se testarem e corrigirem os modelos adquiridos.

No Kyubudo, tal como na maioria das artes marciais, existem várias graduações (kyudan) distribuídas fundamentalmente em três fases: A fase Mudansha (fase inicial – anterior ao Dan) fase Yudansha (praticante com graduação Dan) e a fase Kodansha (graduações superiores a 5º Dan).

  8º Kyu
  7º Kyu
  6º Kyu
  5º Kyu
  4º Kyu
  3º Kyu
  2º Kyu
  1º Kyu
  Dan

A fase Mudansha é constituída por três ciclos em que as graduações (Kyu) se distinguem pela coloração do cinto: 9º Kyu (branco), 8º Kyu (amarelo), 7º Kyu (laranja), 6º Kyu (verde), 5º Kyu (azul), 4º Kyu (vermelho), 3º a 1º Kyu (castanho).

Nas graduações entre 9º e 6º Kyu, e para os praticantes com idade inferior a 13 anos, existem ainda graduações intermédias (Kyu+), que se distinguem pela introdução de cintos bicolores. Assim, temos ainda 9º Kyu+ (branco-amarelo), 8º Kyu+ (amarelo-laranja), 7º Kyu+ (laranja-verde) e 6º Kyu+ (verde-azul).

Para a obtenção do 9º a 3º Kyu realizam-se exames de graduação onde os praticantes devem demonstrar as suas capacidades e conhecimentos desenvolvidos pela prática.

Cada graduação apresenta requisitos mínimos para aceitação da candidatura a exame, como seja a idade do praticante, tempo de prática e assiduidade, cuja exigência varia de acordo com a graduação.

As graduações de 2º a 1º Kyu são atribuídas em exame de graduação precedido por um estágio técnico durante o qual o praticante é analisado.

Após a obtenção do 1º Kyu, o praticante inicia a última fase da sua preparação para a nova fase (Yudansha) que se inicia com a graduação de 1º Dan. As graduações na fase Yudansha e superiores são atribuídas em estágio de graduação e reunião técnica.


 
Dica
Pode saber mais sobre a Academia e os seus objectivos, por e-mail ou pelos contactos fornecidos.
 


Consulte a
 Tabela de Graduações

 

 


Seguinte
Copyright © 2004-2016 [Kyubudo Ryu]. Todos os direitos reservados.