Home Contactos Textos Opiniões 
 

 

Academia
Direcção Técnica
Kyubudo
Disciplinas
Cursos
Praticar
Publicações
Multimédia
Formação


 

Menu Anterior
Karatedo
Tai Chi Chuan
Kenjutsu
Método Hida
Chi Kung

 

   

 

 

Sobre o Karatedo

 

A luta constante pela sobrevivência do ser humano sempre forçou o desenvolvimento de meios de defesa engenhosos em situações adversas. Como meio de auto-defesa, em Okinawa foi desenvolvida uma arte marcial, sem o uso de armas (que estavam proibidas) e recorrendo ás práticas ancestrais importadas da China Próxima.

 

A ilha de Okinawa é localizada no Oceano Pacifico; 600 Km para o sul de região continental de Japão; 600 Km para o norte de Formosa e 700 km para o leste de China.

 

Em 1371, Okinawa começa um intenso comércio com a China, Coreia e países do sudeste asiático como: Tailândia, Java, Filipinas, Indonésia, Sumatra, Malásia, etc. Por conseguinte, também havia uma troca cultural de Okinawa com uma forma de arte marcial da China, semelhante ao “TE”, o “Kempo.” Com a presença das artes marciais chinesa em Okinawa, apareceu uma modalidade de luta nova, o “KARATEDO”.

 

Por duas vezes houve proibição do uso de armas em Okinawa. Naquele tempo a ilha foi dividida em três Estados: Nazan, Chuzan e Hokuzan. Em 1427 o rei de Chuzan, Shohashi conquista a Ilha inteira apesar de muitos conflitos e lutas, pela primeira vez houve proibição de armas em toda a ilha. Quando em 1670 o Samurai do Estado de Satsuma ataca e domina Okinawa, ordena a proibição do uso de armas novamente. Deste modo o KARATEDO, assumiu valor ainda maior. Esses que não podiam usar armas, aproveitavam a nova forma de luta para enfrentar o adversário invasor e armado.

 

É razoável presumir que o karate de Okinawa se desenvolveu durante o século XVII e o século XVIII. Não há muitos testemunhos escritos apenas a tradição oral que chegou até nós para nos basearmos. Histórias antigas lembram mestres como: Sakugawa, Kushanku e Yara. Todos eles viveram durante século de XVIII. No século XIX, os mestres famosos eram: Matsumura o Guerreiro e Higashonna o Leão. Durante este período o karate foi praticado em segredo, individualmente, de mestre para professor. Os praticantes eram quase todos funcionários do império ou de relações familiares á courte de Shuri. O antigo karate era praticado exclusivamente como método de autodefesa, cada mestre sabia um único ou alguns poucos kata e cada kata era auto-suficiente como método de autodefesa. Todos eles tiveram oportunidade de viajar à China e aprender novos métodos marciais.

 

O KARATEDO foi desenvolvido em três cidades diferente de Okinawa: Na Shuri, a Capital, denominando-se Shuri-Te; na cidade comercial de Naha, denominando-se Naha-Te; na cidade de portuária de Tomari, denominando-se Tomari-Te.

 

Shuri-Te e Tomari-Te darão origem ao estilo " Shorin " e Naha-Te ao estilo " Goju ". Actualmente existem vários estilos que surgiram como derivação do Shorin-Ryu e do Goju-Ryu e como consequência da integração dessas duas raizes.

 

 

Nascimento de Karate moderno (1901)

 

O Karate moderno foi desenvolvido pelo mestre Itosu. Itosu foi aluno de Matsumura. A meta dele era remover a sombra de secretismo e incluir o karate nas escolas de Okinawa. Então, ele mudou o karate. Ele promoveu os kata como método satisfatório de prática, desde que seguro e apropriado para a classe. Todas as técnicas perigosas foram modificadas (ataques aos olhos, pontapés nos testículos, golpes á garganta...) de forma que crianças escolares pudessem praticar com seguraça. Itosu inventou os kata Pinan, combinando partes modificadas de kata ancestrais.

 

Gichin Funakoshi era estudante de Itosu. Ele continuou com reforma de metodologia de treinamento e promoveu o karate para o Japão através das universidades japonesas. A Origem chinesa de caratê foi apagada e “To–te” (China - mão) foi nomeado “Kara-te” (Vazio - mão). Gichin também introduziu o Kimono Branco (gi) e cintos coloridos para os graus de aprendizagem.

 

Foi o Mestre Funakoshi que levou o KARATEDO pela primeira vez de Okinawa para Tóquio em 1917. Depois veríamos os Professores seguintes: Kenwa Mabuni (Shito-Ryu), Kanken Toyama, Chojun Miyagui (Goju-Ryu), Choki Motobu e outros, que levariam o karate para várias cidades de Japão.

 

Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868. Aos 11 anos de idade iniciou seus estudos, com o mestre Asato, no duro sistema Naha-Te (força e contracção), e com o mestre Itosu no sistema Shuri-Te (velocidade e elasticidade). Foi perto do fim do ano de 1921, que o mestre Funakoshi, numa exposição de educação física promovida pelo governo Japonês em Tokyo, foi escolhido como representante da ilha, para fazer oficialmente a primeira demonstração pública do Okinawa-te à capital japonesa. Mestre Funakoshi reestruturou e codificou as técnicas de luta passando a chamá-las de Karate-Do.

 

Quando a II guerra mundial acabou, Okinawa estava em ruínas. Muitos mestres de conceituados morreram, todos os grupos foram desfeitos e levou várias décadas para o karate renascer em Okinawa. Isto permitiu os instrutores de karate japoneses passarem a uma posição de liderança. Pelo Japão, foi popularizado quase ao nível global e Okinawa destruída, não teve nenhuma influência no posterior desenvolvimento. Embora, o karate japonês fosse uma aproximação superficial ao tradicional da ilha, esta versão cresceu. Muitas escolas emergiram - shotokan, wadoryu, kyokushin.... e finalmente karate desportivo. O karate continental japonês, por motivo da guerra rompeu com o passado de Okinawa, muito dos estilos modernos carecem de reflexão, os praticantes de níveis mais elevados, muitos deles não esperam e estão novamente a olhar para Okinawa á procura de respostas, alguns deles atravessam o mar que separa Okinawa do gigante chinês.

 

Alguns mestres contemporâneos seguiram esta linha de pensamento tornando-se grandes críticos dos estilos cristalizados de inspiração continental, dentre eles o mestre Kenji Tokitsu de quem o nosso Professor Rui Carreteiro foi aluno.

 

Luis Silva

 

 


 
Dica
Se se perder pode sempre voltar á página principal clicando Home ou á página Modalidades clicando Up, Next no fundo da página, leva-o á modalidade seguinte.

 

Nota:
A disciplina aqui indicada é elemento constituinte do Kyubudo, (Karate Budo).


Seguinte
Copyright © 2004-2016 [Kyubudo Ryu]. Todos os direitos reservados.