Home Contactos Textos Opiniões 
 


Academia
Direcção Técnica
Kyubudo
Disciplinas
Cursos
Praticar
Publicações
Multimédia
Formação


 

Menu Anterior
Karatedo
Tai Chi Chuan
Kenjutsu
Método Hida
Chi Kung

 

   

 

Sobre o Chi Kung

 

Qigong vem de duas palavras chinesas: Qi (chi) significa energia e Gong (kung) meios, habilidade, ou uma prática. Qigong significa então um meio, habilidade ou prática de cultivar a energia.

 

Há vários tipos de Qigong, geralmente definidos como interno e externo. O Qigong interno (Nei Dan) usa a meditação, respiração e visualizações para guiar a energia. Qigong externo (Wei Dan), inclui movimento fisico, acompanhado de meditação e respiração. Ambos os métodos usam a respiração como forma de concentração e para criar uma reserva de Chi no Ara (Dan Tien).

 

Qigong é a mais antiga das artes chinesas. Está na base de medicina tradicional chinesa e das artes marciais

 

Terapias do movimento e exercício sempre existiram na cultura chinesa. A referência mais antiga são umas “danças” especiais para cuidar enfermidades do período do legendário Imperador Amarelo, Huang Ti que reinou talvez por volta de 2700 AC.

 

A história do Qigong chinês pode ser dividida basicamente em quatro períodos. Sabemos pouco sobre o primeiro período que é considerado ter começado quando o " Yi Jing " (I Ching), (Livro das Mudanças) foi introduzido algures por volta de 1122 A.C., e ter-se-á estendido até a dinastia Han (206 A.C.), quando foram importados da Índia o Budismo e seus métodos de meditação. No segundo período, esta fusão trouxe à prática do Qigong a meditação, e deu inicio ao Qigong religioso. Este período durou até à dinastia de Liang (502-557 D.C.), quando foi descoberto que o Qigong podia ser usado para propósitos marciais. Este era o começo do terceiro período, o do Qigong marcial.

 

Foram criados muitos estilos de Qigong marciais diferentes, baseado nas teorias e princípios de budistas e taoistas. Este período durou até à substituição da dinastia Qing em 1911, pela República. A partir dessa altura o Qigong chinês, vítima de perseguições de teor político, deixou de ser secreto, deixou o país e misturou-se com práticas de Qigong da Índia, Japão, Coreia e de muitos outros países aonde já havia sistemas semelhantes.

           

Luis Silva

 

Não deixe de consultar www.healthtaichi.org

 


 
Dica
Se se perder pode sempre voltar á página principal clicando Home ou á página Modalidades clicando Up, Next no fundo da página, leva-o á modalidade seguinte.

 

Nota:
A disciplina aqui indicada é elemento constituinte do Kyubudo, (Karate Budo).
 


 

Anterior
Copyright © 2004-2016 [Kyubudo Ryu]. Todos os direitos reservados.